bem-vindo
ao business2Sea

O Business2Sea regressa de 16 a 20 de novembro de 2020.

As inscrições estão abertas. Saiba como participar!

Web desenvolvida com o apoio do projeto
INTERREG VA código 0101_GNP_AECT_1_E

Programa 2020

Mais detalhes sobre o programa podem ser consultados aqui.

Os horários indicados correspondem à Hora Central Europeia (CET).

Conferência Virtual 

10:30-12:40 The Blue economy in the EU Green Deal: financing the blue economic recovery

 

Workshops Virtuais

15:00-16:30 Workshop “Towards a pact for skills in the maritime industry”

Encontros de Negócio Virtuais

10:00-19:00 

 

Workshops Virtuais

10:00-11:30 Workshop do Projeto IN4.0 – “IN4.0 Connect and International Best Practices”

11:30-13:00 Evento final Projeto KETmaritime  – “Transfer of Key Enabling Technologies (KETs) to the Maritime Industries”

 

Conferência Virtual

15:0017:00 Research alliances in Ibero-America and their relevance for the international governance of marine ecosystems. Present and future of the INVIPESCA network

 

Workshops Virtuais

15:30-17:30 WestMED Initiative – Priorities for next years

Encontros de Negócio Virtuais

10:00-19:00 

 

Workshops Virtuais

11:30-13:00 Workshop Projeto SAFER – “Demonstration of innovative technologies to the seafood industry under the Atlantic Area Project SAFER”

15:00-16:30 Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network: start-up a Blue recovery 

16:30-18:00 Mesa redonda sobre cooperação transfronteiriça (título tbc

Workshops Virtuais

10:00-11:30 Workshop Projeto EBB – “Do not be a biopirate: the European Blue Biobank can help you use marine genetic resources legally”

11:30-13:00 Workshop “Fostering resilience to climate change in coastal areas: the MarRISK project experience along the coast of Galicia and North of Portugal”

15:00-16:30 Workshop Projeto JumpMonitorização do ruído submarino em águas portuguesas (A sessão decorrerá em português)

16:30-18:00 Workshop “Knowledge transfer opportunities on macroalgae exploitation”

Conferência Virtual

10:30-12:3The implementation of the EU Green Deal throughout the marine dimension of Horizon Europe 

O Que é o B2Sea?

O Business2Sea é um evento internacional consagrado ao desenvolvimento de projetos e de negócios nos diferentes setores da economia do Mar, aberto à participação de todas as organizações.

A quem se destina?

O Business2Sea destina-se a todas as organizações que utilizem o Mar e os seus recursos como elementos centrais da sua atividade, nomeadamente, empresas, associações, centros de investigação, universidades, Administração Pública.

Porquê o B2Sea?

Reforçar as dinâmicas de cooperação estratégica entre todos os atores da economia do Mar e consciencializar a sociedade em geral para a relevância do crescimento azul são aspetos cruciais para aproveitar todo o potencial que o Oceano oferece como:

  • Elemento indispensável enquanto fonte de alimento, energia, transporte, lazer e bem-estar;
  • Gerador de emprego e crescimento económico;
  • Fonte de grandes oportunidades através de atividades tradicionais e setores emergentes com elevada dependência da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Neste contexto, toda a atividade deve seguir princípios de gestão sustentável, que garantam a conservação dos Oceanos e o seu capital natural.

Quem organiza?

A Fórum Oceano, associação privada sem fins lucrativos com estatuto de utilidade pública, reconhecida pelo Governo de Portugal como a entidade dinamizadora do Cluster do Mar Português. Desde 2011 que organiza o evento internacional Fórum do Mar que, em 2016, passou a designar-se Business2Sea.

O Centro Tecnológico do Mar – Fundação CETMAR, organização pública sob alçada do Governo Regional que se dedica à melhoria do meio marinho, dos seus recursos e de todos os setores que vivem do Mar, promovendo a inovação e a sustentabilidade ambiental, social e económica. O CETMAR juntou-se à equipa organizadora do Business2Sea em 2018 como parte de uma estratégia de colaboração a longo prazo entre ambas as entidades, promovendo uma participação significativa de entidades galegas no evento.

Quando é o B2Sea?

De 16 a 20 de novembro de 2020.

Onde é o B2Sea?

Estamos a preparar um formato integralmente virtual para a edição de 2020.

Oradores

University of Kiel

Ler mais

University of Vigo

Ler mais

Middle East Technical University-Institute of Marine Sciences

Ler mais

Edições anteriores

2019

BUSINESS2SEA 2019 | 11 a 13 de novembro | Centro de Congressos da Alfândega do Porto

A edição de 2019 do Business2Sea reuniu cerca de 650 participantes provenientes de mais de 10 países, promovendo o debate sobre a Conservação dos Oceanos e o Uso Sustentável dos Recursos Marinhos.

O evento acolheu ainda a 6ª Conferência de Stakeholders do Atlântico e o evento anual do Programa Interreg Espaço Atlântico.

2018

BUSINESS2SEA 2018 | 14 a 16 de novembro | Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Business2Sea é pela primeira vez organizado pela Fórum Oceano com a colaboração do Centro Tecnológico del Mar – Fundación CETMAR da Galiza.

Com um programa diversificado, o evento acolhe ainda a Conferência “Norway-Iceland-Portugal EEA Grants Business Opportunities”, as reuniões dos projetos ValorMar e KETmaritime, e a Sessão de Certificação das primeiras Estações Náuticas de Portugal.

2017

BUSINESS2SEA 2017 | 5 e 6 de junho | Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Business2Sea acolhe o Kick-off meeting do Projeto [BlueTech] INvertebrateIT – “Disruptive and forward-looking opportunities for competitive and sustainable aquaculture”, do qual a Fórum Oceano é parceira.

São assinados dois Protocolos: um de constituição do Conselho Consultivo do Projeto TEC4Sea e outro referente ao HUB NAVAL – Qualificação de Formação.

2016

BUSINESS2SEA 2016 | 16 a 18 de novembro| Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Fórum do Mar passa a designar-se Business2Sea e realiza-se pela primeira vez no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A Sessão de Abertura do Business2Sea e Sessão Comemorativa do Dia Nacional do Mar conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A área expositiva que acolhe pela primeira vez o programa “Curtas do Mar”.

2015

FÓRUM DO MAR 2015 | 16 a 19 de novembro| Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e EXPONOR, Matosinhos

O Fórum do Mar acolhe a 3ª edição da PORTUGAL ATLANTIC CONFERENCE, coorganizada pela Direção-Geral de Política do Mar e pela Fórum Oceano.

O programa de Encontros de Negócio é pela primeira vez organizado com recurso à plataforma eletrónica B2Match, agilizando o agendamento das reuniões.

São assinados dois Protocolos, um entre a Fórum Oceano e a Bluebio Alliance e outro entre a Fórum Oceano e 13 entidades, para a constituição de um Grupo Dinamizador do Portugal Náutico.

2014

FÓRUM DO MAR 2014 | 28 a 30 de maio | EXPONOR, Matosinhos

O Fórum do Mar incorpora diferentes componentes, acolhendo as reuniões dos projetos europeus MARNET e AtlanticBlueTech.

O evento conta com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do Ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

2013

FÓRUM DO MAR 2013 | 29 a 31 de maio | EXPONOR, Matosinhos

A 3ª edição do Fórum do Mar promove o debate sobre os “Desafios do Mar 2020”

A TSF realiza um Programa em Direto a partir do evento, com as participações do Presidente da Oceano XXI, Ribau Esteves, do Presidente da Associação das Indústrias Navais, Frederico Spranger e do Diretor Geral de Política do Mar, Comandante Fonseca Ribeiro.

2012

FÓRUM DO MAR 2012 | 10 a 12 de maio | EXPONOR, Matosinhos

A 2ª edição do Fórum do Mar apresenta um conjunto diversificado de atividades, com destaque para o Programa de Encontros de Negócio e as apresentações institucionais, com a participação dos clusters internacionais Marine South East (UK), Pole Mer e Techpole Brest (França) e Cluster Marítimo da Finlândia.

O evento recebe a visita do Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

2011

FÓRUM DO MAR 2011 | 16 a 19 de junho | EXPONOR, Matosinhos

Organizada pela Oceano XXI (antiga denominação da Fórum Oceano) e AEP – Associação Empresarial de Portugal, a primeira edição contemplou diferentes componentes, nomeadamente exposição, conferência internacional, momento “Viver o Cluster”, momento “Internacionalização”, náutica de recreio, workshops para jovens e visitas a navios da Marinha Portuguesa.

Contacto

A edição de 2020 do @business2sea chegou ao fim!

Foi uma semana intensa, que nos levou num mergulho inspirador pelo potencial do Oceano 🌊

Agradecemos a participação de todos e esperamos encontrar-vos em 2021! 😍

#B2Sea2020
@FundacionCETMAR
@al_antdp
@ambiente_pt
@Xunta

O Ministro do @ambiente_pt e #AçãoClimática, João Pedro Matos Fernandes, encerrou a conferência virtual “The implementation of the #EU #GreenDeal throughout the marine dimension of Horizon Europe”, parte do programa do evento @business2sea / Fórum do Mar.

#B2Sea2020, hoy, tres workshops virtuales
▶️Proyecto #SAFER: demostración de #tecnologías innovadoras para la #industria pesquera (11:30 h)
▶️Red Azul de aceleración de #Puertos Atlánticos inteligentes (15:00 h)
▶️#Cooperación transfronteriza (15:00 h)
👉http://business2sea.org

Load More...

Evento Associado

 

The 12th annual BlueTech Week scheduled for Nov. 16-20 will be virtual. The overall theme this year is “AquaOptimism™, BlueTech & SDGs”.  Being virtual, we expect to attract a large audience from around the world this year. BlueTech Week’s focus is on innovation, collaboration, globalization and sustainability as it brings together academia, government, and industry. The event showcases innovative companies from around the world bringing Ocean and Water solutions to a variety of markets.To register, go to www.bluetechweek.org.

Apoio institucional 2020