bem-vindo
ao business2Sea

O Business2Sea é um evento internacional consagrado ao desenvolvimento de projetos e de negócios nos diferentes setores da economia Azul.

Web desenvolvida com o apoio do projeto
INTERREG VA código 0101_GNP_AECT_1_E

Business2Sea 2021 principais temáticas:

  • O Plano de Recuperação e Resiliência para a Economia Azul
  • Sustentabilidade, tecnologias verdes, mitigação das alterações climáticas e economia circular
  • Empreendedorismo e Financiamento
  • Cooperação Estratégica no Atlântico
  • Competências e Formação para as futuras carreiras azuis
  • Digitalização como motor para o desenvolvimento da Economia Azul

O Que é o B2Sea?

O Business2Sea é um evento internacional consagrado ao desenvolvimento de projetos e de negócios nos diferentes setores da economia do Mar, aberto à participação de todas as organizações.

A quem se destina?

O Business2Sea destina-se a todas as organizações que utilizem o Mar e os seus recursos como elementos centrais da sua atividade, nomeadamente, empresas, associações, centros de investigação, universidades, Administração Pública.

Porquê o B2Sea?

Reforçar as dinâmicas de cooperação estratégica entre todos os atores da economia do Mar e consciencializar a sociedade em geral para a relevância do crescimento azul são aspetos cruciais para aproveitar todo o potencial que o Oceano oferece como:

  • Elemento indispensável enquanto fonte de alimento, energia, transporte, lazer e bem-estar;
  • Gerador de emprego e crescimento económico;
  • Fonte de grandes oportunidades através de atividades tradicionais e setores emergentes com elevada dependência da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Neste contexto, toda a atividade deve seguir princípios de gestão sustentável, que garantam a conservação dos Oceanos e o seu capital natural.

Quem organiza?

A Fórum Oceano, associação privada sem fins lucrativos com estatuto de utilidade pública, reconhecida pelo Governo de Portugal como a entidade dinamizadora do Cluster do Mar Português. Desde 2011 que organiza o evento internacional Fórum do Mar que, em 2016, passou a designar-se Business2Sea.

O Centro Tecnológico do Mar – Fundação CETMAR, organização pública sob alçada do Governo Regional que se dedica à melhoria do meio marinho, dos seus recursos e de todos os setores que vivem do Mar, promovendo a inovação e a sustentabilidade ambiental, social e económica. O CETMAR juntou-se à equipa organizadora do Business2Sea em 2018 como parte de uma estratégia de colaboração a longo prazo entre ambas as entidades, promovendo uma participação significativa de entidades galegas no evento.

Quando é o B2Sea?

De 16 a 18 de novembro de 2021.

Onde é o B2Sea?

Estamos a preparar um formato híbrido para a edição de 2021. A componente presencial realizar-se-á em Vigo, Espanha.

 

Edições anteriores

2019

BUSINESS2SEA 2019 | 11 a 13 de novembro | Centro de Congressos da Alfândega do Porto

A edição de 2019 do Business2Sea reuniu cerca de 650 participantes provenientes de mais de 10 países, promovendo o debate sobre a Conservação dos Oceanos e o Uso Sustentável dos Recursos Marinhos.

O evento acolheu ainda a 6ª Conferência de Stakeholders do Atlântico e o evento anual do Programa Interreg Espaço Atlântico.

2018

BUSINESS2SEA 2018 | 14 a 16 de novembro | Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Business2Sea é pela primeira vez organizado pela Fórum Oceano com a colaboração do Centro Tecnológico del Mar – Fundación CETMAR da Galiza.

Com um programa diversificado, o evento acolhe ainda a Conferência “Norway-Iceland-Portugal EEA Grants Business Opportunities”, as reuniões dos projetos ValorMar e KETmaritime, e a Sessão de Certificação das primeiras Estações Náuticas de Portugal.

2017

BUSINESS2SEA 2017 | 5 e 6 de junho | Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Business2Sea acolhe o Kick-off meeting do Projeto [BlueTech] INvertebrateIT – “Disruptive and forward-looking opportunities for competitive and sustainable aquaculture”, do qual a Fórum Oceano é parceira.

São assinados dois Protocolos: um de constituição do Conselho Consultivo do Projeto TEC4Sea e outro referente ao HUB NAVAL – Qualificação de Formação.

2016

BUSINESS2SEA 2016 | 16 a 18 de novembro| Centro de Congressos da Alfândega do Porto

O Fórum do Mar passa a designar-se Business2Sea e realiza-se pela primeira vez no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A Sessão de Abertura do Business2Sea e Sessão Comemorativa do Dia Nacional do Mar conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A área expositiva que acolhe pela primeira vez o programa “Curtas do Mar”.

2015

FÓRUM DO MAR 2015 | 16 a 19 de novembro| Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e EXPONOR, Matosinhos

O Fórum do Mar acolhe a 3ª edição da PORTUGAL ATLANTIC CONFERENCE, coorganizada pela Direção-Geral de Política do Mar e pela Fórum Oceano.

O programa de Encontros de Negócio é pela primeira vez organizado com recurso à plataforma eletrónica B2Match, agilizando o agendamento das reuniões.

São assinados dois Protocolos, um entre a Fórum Oceano e a Bluebio Alliance e outro entre a Fórum Oceano e 13 entidades, para a constituição de um Grupo Dinamizador do Portugal Náutico.

2014

FÓRUM DO MAR 2014 | 28 a 30 de maio | EXPONOR, Matosinhos

O Fórum do Mar incorpora diferentes componentes, acolhendo as reuniões dos projetos europeus MARNET e AtlanticBlueTech.

O evento conta com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do Ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

2013

FÓRUM DO MAR 2013 | 29 a 31 de maio | EXPONOR, Matosinhos

A 3ª edição do Fórum do Mar promove o debate sobre os “Desafios do Mar 2020”

A TSF realiza um Programa em Direto a partir do evento, com as participações do Presidente da Oceano XXI, Ribau Esteves, do Presidente da Associação das Indústrias Navais, Frederico Spranger e do Diretor Geral de Política do Mar, Comandante Fonseca Ribeiro.

2012

FÓRUM DO MAR 2012 | 10 a 12 de maio | EXPONOR, Matosinhos

A 2ª edição do Fórum do Mar apresenta um conjunto diversificado de atividades, com destaque para o Programa de Encontros de Negócio e as apresentações institucionais, com a participação dos clusters internacionais Marine South East (UK), Pole Mer e Techpole Brest (França) e Cluster Marítimo da Finlândia.

O evento recebe a visita do Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

2011

FÓRUM DO MAR 2011 | 16 a 19 de junho | EXPONOR, Matosinhos

Organizada pela Oceano XXI (antiga denominação da Fórum Oceano) e AEP – Associação Empresarial de Portugal, a primeira edição contemplou diferentes componentes, nomeadamente exposição, conferência internacional, momento “Viver o Cluster”, momento “Internacionalização”, náutica de recreio, workshops para jovens e visitas a navios da Marinha Portuguesa.

Contacto

At the latest @business2sea event, WiSAR researchers presented a pilot initiative under the @AtlanticArea @SAFERatlantic project in collaboration with, organic salmon processors, Mowi, replacing paper reporting with an #automated digital solution.

➡️https://bit.ly/3tbycdC #iot

3

A edição de 2020 do @business2sea chegou ao fim!

Foi uma semana intensa, que nos levou num mergulho inspirador pelo potencial do Oceano 🌊

Agradecemos a participação de todos e esperamos encontrar-vos em 2021! 😍

#B2Sea2020
@FundacionCETMAR
@al_antdp
@ambiente_pt
@Xunta

O Ministro do @ambiente_pt e #AçãoClimática, João Pedro Matos Fernandes, encerrou a conferência virtual “The implementation of the #EU #GreenDeal throughout the marine dimension of Horizon Europe”, parte do programa do evento @business2sea / Fórum do Mar.

Load More...

Apoio institucional 2020