CURTAS DO MAR (PITCHes)

Web desarrollada con el apoyo del proyecto
INTERREG VA código 0101_GNP_AECT_1_E

As Curtas do Mar consistem em apresentações de empresas, instituições, projetos, negócios, oportunidades, tecnologias ou novos produtos na área do Mar.

Na edição de 2020, o programa das Curtas do Mar terá um formato diferente: os participantes podem enviar as suas apresentações gravadas em vídeo, que ficarão disponíveis no website do evento para visualização até a próxima edição do Business2Sea.

Projeto ALGALUP

Este vídeo, realizado e emitido pela RTVE no âmbito do programa Agrosfera, apresenta uma visão geral do projeto ALGALUP e dos seus principais objetivos, uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre a Galiza e Portugal. Inclui representantes dos parceiros espanhóis do projeto ANFACO-CECOPESCA, da Universidade de Vigo e da Fundação CETMAR, dando uma breve explicação do seu trabalho no contexto do projeto.

Pojecto IN 4.0

IN 4.0 – Adaptação do modelo indústria 4.0 ao setor naval é um projeto liderado pela Diputación Provincial de Pontevedra na Galiza, Espanha, e tem como objetivo promover a modernização do setor naval através da implementação de ações que ajudem a transformar as PME em 4.0, identificando barreiras que impedem a inovação do modelo de negócio do setor naval, melhorando os processos produtivos das empresas, transformando os sistemas de organização do trabalho, conhecimento e comercialização, bem como capacitando trabalhadores do setor naval em novas ocupações / tarefas.

Força do Mar

“A força do mar “ é uma marca registada desde 24 de Dezembro de 2018 Esta marca é composta por vários produtos, nomeadamente pelos congressos/eventos, produtos industriais .A marca pretende crescer e evoluir através dos seus produtos ligados ao mar.

Culturmar

A Culturmar, actualmente constituída por 43 grupos, foi fundada em 1993 com o objectivo de defender, divulgar e promover o património marítimo-fluvial da Galiza. Prémio Cultura Galega 2015, destaca o Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza entre as suas principais atividades.

ProjetoSICAPTOR

Este vídeo apresenta os principais resultados do SICAPTOR, um projeto cofinanciado pelo FEAMP. O sistema de monitorização eletrónico iObserver desenvolvido para quantificar em tempo real o total de capturas a bordo (incluindo descartes) foi significativamente aprimorado pela integração de ferramentas de IA.

Hydrosphere

A Hydrosphere é uma empresa de base tecnológica ambiental. Temos ampla experiência na caracterização de ecossistemas marinhos e de água doce e na produção de aquacultura. O nosso principal objetivo é apoiar empresas e instituições nos mais diversos projetos na área aquática.

Acuipesca Perú

Financiado pela Xunta de Galicia através da Cooperação Galega e liderado pela Fundação CETMAR, o projeto Acuipesca Peru trabalha na Baía de Sechura, departamento de Piura, para aumentar a competitividade do setor da pesca artesanal e aquacultura através de diferentes ações.

BlueAct

O BluAct é um projeto europeu de transferência de boas praticas na área da economia Azul que pretende explorar o apoio a startups e ao empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia do mar. São objetivos do concurso BluAct Matosinhos apoiar projetos empresariais.

Programa FANBEST

Este vídeo tem como objetivo apresentar o FANBEST (Financiar a Rede Atlântica para a Transferência de Tecnologia da Economia Azul), um Programa Interreg financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O principal objetivo do projeto é fomentar a transferência de tecnologia para PMEs, fazendo a ligação entre o financiamento e as empresas.

Projeto SEAFOOD AGE

Um vídeo de 1 min explica resumidamente o objetivo e as principais atividades do SEAFOOD-AGE, um projeto do Espaço Atlântico que visa criar soluções para um envelhecimento mais saudável, seguindo os princípios da economia circular no setor dos alimentos marinhos.                                                                                                                                     .

Projeto COCKLES

O projeto COCKLES, com o objetivo de recuperar a produção e os serviços prestados por berbigões (bivalvos) na área atlântica, incorporou uma importante componente de comunicação e divulgação que tem contribuído para a literacia, sensibilização e participação de múltiplos públicos. Esta curta mostra exemplos dessas ações.

ESTM

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia Marítima é uma instituição pública de ensino superior integrada no Politécnico de Leiria e uma das suas missões é a prestação de serviços a pequenas e médias empresas (PME), bem como o desenvolvimento de actividades de investigação, nas suas Centros de I + D + i, CITUR (turismo) e MARE (ciência e tecnologia marítima)

AT VIRTUAL

AT VIRTUAL-Inovação aberta para melhorar a resposta em segurança marítima e segurança no Espaço Atlântico (INTERREG VB Espaço Atlântico) visa melhorar a operacionalidade e o desempenho dos centros de formação em segurança marítima, facilitando o arranque para o desenvolvimento de soluções com base em tecnologias emergentes no campo de sistemas de formação baseados em simulação para operações de resgate marítimo.

Fish n' Greens

A Fish n ’Greens cultiva e fornece peixes e vegetais locais orgânicos, adotando a estratégia “Farm to Fork” e contribuindo para tornar o sistema alimentar europeu o padrão ouro para a sustentabilidade.

Institute of Marine Research

O vídeo apresenta algumas das histórias de sucesso da colaboração do Marine Research Institute com a indústria, elencando as suas capacidades em pesquisa e inovação.

Aixola Training Centre

O Aixola oferece Formação Profissional nas áreas da madeira, compósitos, eletricidade e mecânica a bordo, velas, barcos insufláveis, amarração de redes de pesca e plásticos técnicos (polietileno e polipropileno). O Aixola promove as oportunidades profissionais atendendo às necessidades do setor marítimo.

NANOCULTURE

O NANOCULTURE, um projeto liderado pelo INL, está focado na compreensão dos efeitos das nanopartículas nos organismos da aquacultura e no desenvolvimento de ferramentas analíticas para a medição rápida da concentração de NPs, com o objetivo de mitigar o risco territorial e proteger o consumidor.

GAIA FIRST

O GAIA FIRST tem prevista a construção de um navio equipado com um transformador de resíduos em energia (gaseificador) para recolher e converter 25 toneladas de plástico flutuante por dia em energia verde. Este sistema será autossuficiente e pode ser usado para limpar lixo e áreas costeiras altamente poluídas.

CleanAtlantic project

O Projeto CleanAtlantic está a promover diversos estudos de caso com enfoque na recuperação de lixo marinho. Este vídeo resume o trabalho desenvolvido para testar a eficiência de uma rede de arrasto adaptada para remover lixo marinho do fundo do mar. Os sets foram filmados por uma câmera subaquática.

Fórum Oceano

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar é a entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, um Cluster de Competitividade e Internacionalização reconhecido pelo Governo de Portugal.

Projeto GROW

O projeto GROW –Long-range Broadband Underwater Wireless Communications– visa desenvolver uma solução inovadora para comunicações sem fio subaquáticas de longo alcance e alta taxa de bits. A solução combina tecnologias sem fio de curto alcance (por exemplo, rádio, ótica), AUVs intermediários como comunicações acústicas de longo alcance.

B2E Business Matching Profile

Bem-vindo ao Blue Bioeconomy CoLAB Business Matching Profile. Conheça-nos!

MUSSELECT

O Projeto MUSSELECT tem como objetivo desenvolver métodos escaláveis ​​e de baixo custo para produzir sementes de mexilhão com melhor desempenho e características de sobrevivência. Para isso, são utilizadas dietas desidratadas, os reprodutores são selecionados e os protocolos de manuseamento das sementes são otimizados.

SEATRACES

SEATRACES é um projeto cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico que visa demonstrar aos stakeholders (produção, indústria, mercados) e consumidores que a rotulagem e a rastreabilidade são essenciais para proteger e valorizar a pesca e a aquacultura do Espaço Atlântico.

Colorimetric Optrode for CO2

Colorimetric Optrode for real time monitoring of dissolved CO2 in Freshwater Aquaculture Environment

A investigação demonstra a construção e teste de um dispositivo compacto e robusto e, ao contrário de outros sensores, a convecção forçada não é necessária para uma detecção correta e rápida. Os testes realizados mostraram que este novo sensor possui uma detecção rápida e precisa.

ALTERNFEED II

ALTERNFEED 2 valida o efeito de alimentos alternativos sustentáveis ​​no crescimento de trutas, inclusão parcial de farinha de inseto, microalgas e proteínas e óleos recuperados da água de cozimento, observando um efeito diferente no crescimento de peixes.

AquaVitae

O projeto H2020 AquaVitae (2019 – 2023) trabalha na sustentabilidade da produção aquícola de espécies nos níveis mais baixos da cadeia trófica. O projeto reúne 35 parceiros internacionais. http://www.aquavitaeproject.eu

Legado de Fernão de Magalhães

A importância do legado de Fernão de Magalhães, num testemunho de James Garvin, cientista-chefe da NASA, para a Estrutura de Missão V Centenário Fernão de Magalhães.

Almadesign Nautical Portfolio

A Almadesign é uma empresa de design industrial com 23 anos que impulsiona a inovação através de projetos de design no setor dos transportes, apresentando vários projetos de sucesso no setor náutico.

Portugal Náutico

O Projeto Portugal Náutico foi promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e financiado pelo Programa COMPETE, no âmbito do QREN.
Decorreu entre janeiro de 2014 e junho de 2015 e a Fórum Oceano foi a entidade parceira na sua execução, tendo-se identificado um conjunto de ações a realizar para fomento da oferta e internacionalização da Náutica e Turismo Náutico em Portugal.

Desporto Escolar - um Mar de Oportunidades!

Desporto Escolar um Mar de Oportunidades – Atividades Náuticas acessíveis a Todos.

Lancha Praia da Costa Nova

A Lancha “Praia da Costa Nova é uma embarcação de 1945 , que pretende aliar a cultura da náutica da Região de Aveiro transmitindo-a aos nossos clientes através de eventos e passeios turísticos.

Apoio institucional Business2Sea 2020