Workshops Paralelos

Dia 11 de Novembro | 16h00 – 18h00

 

WS 1 – Observação dos Oceanos e Tecnologias Marinhas (Fórum Oceano, CETMAR, com a colaboração do INESC TEC)

Sala Infante

A exploração sustentável do Mar está atualmente condicionada pelo elevado valor do investimento que é necessário realizar para conhecer e operar no meio marinho. Este motivo leva a que poucos países tenham os meios adequados para a operação.

A exploração sustentável do Mar pelos países com capacidade financeira limitada coloca-se assim e numa primeira fase, sob a forma de desafio tecnológico para aumentar o conhecimento pormenorizado do Mar (da superfície até ao fundo marinho) e para o desenvolvimento de equipamentos para a sua efetiva exploração e proteção.

O desenvolvimento de tecnologias marinhas e o aparecimento de infraestruturas de apoio são condições necessárias a esse desafio.

O workshop pretende reunir a participação de diferentes intervenientes na componente de observação dos oceanos, no desenvolvimento de tecnologias e de infraestruturas de apoio para testes e ensaios dessas mesmas tecnologias, com a apresentação de vários projetos ligados a esta área.

Agenda

Introdução (vídeo com base na relação do homem-mar)

Sílvia Torres, Projeto Radar on Raia

Paulo Mónica, Infraestrutura TEC4SEA

Pedro Silva, AirCenter e EO Lab

António Sarmento, Aguçadoura

Clara de Moura Santos, Principle Power

Rosa Núñez Pardo de Vera, INEGAPunta Lagosteira

Moderador: Pinto de Abreu

 

WS2 – Ordenamento do Espaço Marinho (Fórum Oceano, CETMAR)

Sala Miragaia

Desde a publicação da Diretiva Europeia 2014/89/EU de 23 de julho de 2014, que estabelece o enquadramento para o Ordenamento do Espaço Marinho nos Estados-Membro, foi definido um conjunto de requisitos comuns para que a estratégia de ordenamento nos diferentes países seja compatível a diferentes níveis, designadamente, local, regional, nacional e transnacional. A Diretiva estabelece ainda que os planos de ordenamento devem entrar em vigor em 2021 e ser revistos a cada 10 anos.

Com este workshop pretende-se conhecer os avanços em matéria de instrumentos e metodologias para ordenamento do espaço marinho, bem como boas práticas de implementação das mesmas, considerando a organização normativa e a aplicação da Diretiva em Portugal e Espanha.

Agenda

Cristina Cervera Núñez, IOC-UNESCO

Ana Paula Simão, DGRM

Ana Barroco, Quaternaire Portugal

Miguel A. Rodríguez Luaces, Universidade de A Coruña

Marijn Rabaut, Maritime Cluster in Flanders (Blue Cluster)

Moderadora: Marisa Fernández, CETMAR

Workshops Paralelos

Dia 12 de Novembro | 09h00 – 11h30

 

WS3 – Financiamento da Economia Azul (Fórum Oceano, CETMAR e Projeto PROTOATLANTIC)

Sala do Infante

É reconhecida a dificuldade das PME e das Startup que operam em setores da economia azul de acederem a financiamento para o desenvolvimento de projetos, especialmente de projetos inovadores dirigidos ao mercado internacional, com forte componente tecnológica e alguma dose de incerteza e de risco associado. Os sistemas de financiamento existentes têm dificuldade em enquadrar estes projetos, as razões frequentemente apontadas são o risco que comportam ou uma insuficiente capacidade de avaliação desse risco, a insuficiência de garantias por parte de promotores, a menor sensibilidade dos financiadores para as atividades prosseguidas pelos projetos. É também reconhecido a existência de um gap entre promotores de projetos e financiadores, o match não é evidente sobretudo em segmentos mais inovadores e emergentes da economia do Mar, porventura aqueles que apresentam, potencialmente, uma maior capacidade de crescimento.

A CE consciente desta situação está a avançar com algumas iniciativas no sentido de facilitar o encontro e cruzamento entre bons projetos e oportunidades de financiamento, está em curso a conceção e construção de uma plataforma digital para o efeito.

O workshop pretende reunir a participação de diferentes intervenientes no sistema de financiamento de Startup e de PME na área do Mar, designadamente incubadoras de empresas, aceleradores de empresas, empresas, organizações institucionais, representantes de fundos de investimento (semente e capital de risco) para identificar os instrumentos de financiamento disponíveis, debater as principais dificuldades que se colocam e identificar medidas a promover para facilitar o acesso ao financiamento

Agenda

Ruben Eiras, DGPM

Rui Ferreira, Portugal Ventures

Sónia Ribeiro, Mare Startup

Susana Pinheiro, UPTEC MAR

Miguel Henriques, Mermaid Investments

Carlos Pinho, INESC TEC, Projeto ProtoAtlantic

Silvia Moreno, KPMG – Oficina Técnica de Fondo Ports 4.0

Moderador: Miguel Marques, PwC

 

WS4 – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos Vivos (Fórum Oceano, CETMAR)

Sala S. João

O workshop tem como objetivo dar a conhecer e promover o debate sobre os avanços do conhecimento para a gestão dos recursos marinhos vivos que permitam uma exploração sustentável. Tais desenvolvimentos podem decorrer de inovação tecnológica, alterações na forma de gestão e modelo de decisão, interações entre as partes interessadas, entre outros, tendo como intuito assegurar a preservação do oceano e garantir que as gerações atuais e vindouras terão acesso a uma alimentação rica e de qualidade.

Agenda

Graham Pierce, IIM-CSIC Grupo de Pesquerías

Luísa Valente, CIIMAR

José A. Castro Pampillón, IEO, Jefe de área de pesquerías

Fernando Lima, CIBIO – Universidade do Porto

Moderador: Fran Saborido, IIM-CSIC