16h00 – 18h00

Workshops Paralelos

 

WSP 1 – Observação dos Oceanos e Tecnologias Marinhas

Sala Infante

A exploração sustentável do Mar está atualmente condicionada pelo elevado valor do investimento que é necessário realizar para conhecer e operar no meio marinho. Este motivo leva a que poucos países tenham os meios adequados para a operação.

A exploração sustentável do Mar pelos países com capacidade financeira limitada coloca-se assim e numa primeira fase, sob a forma de desafio tecnológico para aumentar o conhecimento pormenorizado do Mar (da superfície até ao fundo marinho) e para o desenvolvimento de equipamentos para a sua efetiva exploração e proteção.

O desenvolvimento de tecnologias marinhas e o aparecimento de infraestruturas de apoio são condições necessárias a esse desafio.

O workshop pretende reunir a participação de diferentes intervenientes na componente de observação dos oceanos, no desenvolvimento de tecnologias e de infraestruturas de apoio para testes e ensaios dessas mesmas tecnologias, com a apresentação de vários projetos ligados a esta área.

Agenda

Introdução (vídeo com base na relação do homem-mar)

Apresentação de projetos (a definir): CORAL, MRINEYE

Sílvia Torres

Projeto Radar on Raia

Paulo Mónica

Infraestrutura TEC4SEA

Joaquin Hernandez Brito*

AirCenter

António Sarmento

Aguçadoura

Miguel Miranda*

IPMA – Infraestrutura EMSO-PT

Rosa Núñez Pardo de Vera

INEGAPunta Lagosteira

Moderador: Pinto de Abreu*

 

WSP2 (Fórum Oceano, CETMAR) – Ordenamento do Espaço Marinho

Sala Miragaia

Desde a publicação da Diretiva Europeia 2014/89/EU de 23 de julho de 2014, que estabelece o enquadramento para o Ordenamento do Espaço Marinho nos Estados-Membro, foi definido um conjunto de requisitos comuns para que a estratégia de ordenamento nos diferentes países seja compatível a diferentes níveis, designadamente, local, regional, nacional e transnacional. A Diretiva estabelece ainda que os planos de ordenamento devem entrar em vigor em 2021 e ser revistos a cada 10 anos.

Com este workshop pretende-se conhecer os avanços em matéria de instrumentos e metodologias para ordenamento do espaço marinho, bem como boas práticas de implementação das mesmas, considerando a organização normativa e a aplicação da Diretiva em Portugal e Espanha.

  • Agenda

Cristina Cervera Núñez

IOC-UNESCO

Ana Paula Simão*

DGRM

Ana Barroco

Quaternaire Portugal

Miguel A. Rodríguez Luaces

Universidade de A Coruña

Marijn Rabaut

Maritime Cluster in Flanders (Blue Cluster)

Moderadora: Marisa Fernández, CETMAR

DIA 12 DE NOVEMBRO

09h00 – 11h30

Workshops Paralelos Fórum Oceano/CETMAR

 

WSP3 (Fórum Oceano, CETMAR) – Financiamento da Economia Azul

Sala do Infante

É reconhecida a dificuldade das PME e das Startup que operam em setores da economia azul de acederem a financiamento para o desenvolvimento de projetos, especialmente de projetos inovadores dirigidos ao mercado internacional, com forte componente tecnológica e alguma dose de incerteza e de risco associado. Os sistemas de financiamento existentes têm dificuldade em enquadrar estes projetos, as razões frequentemente apontadas são o risco que comportam ou uma insuficiente capacidade de avaliação desse risco, a insuficiência de garantias por parte de promotores, a menor sensibilidade dos financiadores para as atividades prosseguidas pelos projetos. É também reconhecido a existência de um gap entre promotores de projetos e financiadores, o match não é evidente sobretudo em segmentos mais inovadores e emergentes da economia do Mar, porventura aqueles que apresentam, potencialmente, uma maior capacidade de crescimento.

A CE consciente desta situação está a avançar com algumas iniciativas no sentido de facilitar o encontro e cruzamento entre bons projetos e oportunidades de financiamento, está em curso a conceção e construção de uma plataforma digital para o efeito.

O workshop pretende reunir a participação de diferentes intervenientes no sistema de financiamento de Startup e de PME na área do Mar, designadamente incubadoras de empresas, aceleradores de empresas, empresas, organizações institucionais, representantes de fundos de investimento (semente e capital de risco) para identificar os instrumentos de financiamento disponíveis, debater as principais dificuldades que se colocam e identificar medidas a promover para facilitar o acesso ao financiamento

  • Agenda

Ruben Eiras/Conceição Santos

DGPM

Rita Baptista Marques

Portugal Ventures

Sónia Ribeiro

Mare Startup

Susana Pinheiro

UPTEC MAR

Miguel Henriques

Mermaid Investments

Carlos Pinho

INESC TEC, Projeto ProtoAtlantic

Silvia Moreno

KPMG – Oficina Técnica de Fondo Ports 4.0

Moderador: Miguel Marques, PwC

 

WSP 4 (Fórum Oceano, CETMAR) – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos Vivos

Sala S. João

O workshop tem como objetivo dar a conhecer e promover o debate sobre os avanços do conhecimento para a gestão dos recursos marinhos vivos que permitam uma exploração sustentável. Tais desenvolvimentos podem decorrer de inovação tecnológica, alterações na forma de gestão e modelo de decisão, interações entre as partes interessadas, entre outros, tendo como intuito assegurar a preservação do oceano e garantir que as gerações atuais e vindouras terão acesso a uma alimentação rica e de qualidade.

  • Agenda

Graham Pierce

IIM-CSIC Grupo de Pesquerías

Luísa Valente

CIIMAR

José A. Castro Pampillón

IEO, Jefe de área de pesquerías

Fernando Lima

CIBIO – Universidade do Porto

Moderador: Fran Saborido